OS CEM ANOS DE UM  GRANDE LÍDER DO PASSADO DE PIQUET CARNEIRO: CÍCERO ALENCAR GUERRA
Minha gente, visto que todos se permitem abordar assuntos que já não mais mantêm conexão direta com o tema deste capítulo 17 da NOVELA DA NOSSA POLÍTICA, ouso tb me permitir tal direito.
Como sei que este BLOG DO DAMASCENO vem sendo objeto de pesquisa/leitura por parte de muitos, quero dele me servir para falar sobre uma rica personalidade do passado de nossa História: O SR CÍCERO ALENCAR GUERRA.
Ele era natural de Acopiara, mas veio fixar residência e constituir família aqui entre os de nossa terra.
Se vivo fosse, ontem, 23 de outubro, teria chegado à marca dos CEM ANOS de vida. Mas morreu novo, antes dos 40, em fevereiro de 1949.
Cícero Alencar empresta seu glorioso nome a uma das principais artérias de nossa cidade: a rua em que se acham  localizadas instituições como, por exemplo,  a CÃMARA MUNICIPAL, O BANCO DO BRASIL, A SEC. DA SAÚDE, A SEDE DO PODER EXECUTIVO, A CASA PAROQUIAL, A TELEMAR, A DELEGACIA DE POLÍCIA...
Cícero Alencar participou da Comissão encarregada de cuidar da criação de nossa Parquia.
Neste particular,foi ele quem, em nome dessa Comissão, foi até Fortaleza entrevistar-se com o ARCEBISPO METROPOLITANO, Dom Antônio de Almeida Lustosa, tratar diretamente sobre o assunto em tela.
E foi bem sucedido, pois logo Sua Excia Revma O Sr. Arcebispo se dignou criar a nossa Paróquia.
A seu tempo (anos 1930 e 1940) Cícero trouxe para Piquet Carneiro: campo de pouso (p/ avião de pequeno porte - local onde hoje se encontra o hospital); tornou-se um grande promotor do desporto; fundou a Sociedade Vicentina (de ajuda aos mais carentes daqui - conseguindo até a bela imagem de São Vicente de Paulo - que eta na nossa igreja matriz); organizou escola de alfabetização p/adultos; instalou o 1º serviço de comunicação (mediante a instalação de alto-falantes, em sua casa);  articulava a vinda,  até nós, do Dr. Tibúrcio, renomado e "santo" médico, que, proveniente de Acopiara, atendia, de graça, aos enfermos reconhecidamente pobres do Piquet/Jirau), etc.
Como se vê, CÍCERO ALENCAR soube se distinguir entre nós pela sua capacidade de líder comunitário.
Foi um grande POLÍTICO, mesmo sem haver disputado algum cargo eletivo.
Deste cidadão, cem anos depois de seu nascimento (1911), e 62 depois de sua prematura morte (1949), permanece o grande exemplo de bem e de luta pelo progresso de Piquet Carneiro.
Como eu falei em artigo que sobre ele escrevi, faz alguns meses, para o Informe Geração, muito provavelmente Cícero Alencar teria sido um forte candidato à prefeito de nossa terra. Mas cedo Deus o levou!
ONTEM, no Ginásio Poliesportivo João Ferreira Lima, Pe. Jaime presidiu à Missa em Ação de Graças pela 1ª centúria do nascimento de Cícero Alencar.
Muita gente participou no rito sagrado, inclusive membros da família do postumamente homenageado.
Falaram, na ocasião supracitada, o autor deste artigo, o prefeito Expedito,a Dra. Helena Alencar (médica pediatra, filha de Cícero) e o Pe. Jaime.
Um nome merecedor da nossa admiração e reverência, pelo líder inteligente e capaz que foi Alencar, em tempos tão difíceis como - é possível imaginar! - foram aqueles anos 1930/40.
Que sua obra sirva de exemplo e de norteio para todos os que fazem política em nossa terra!
Abraço a todos!
Osmar


 DESCARRILAMENTO DE TREM (PASSAGEIRO) - DIA 13 DE DEZEMBRO DE 1971
LOCAL:  PIQUET CARNEIRO
 DESASTRE - ANO DE 1981 - O BOEIRO CEDEU,  SOB O ÍMPETO DAS ÁGUAS, E O PESO DO TREM
 CALAMITOSA SITUAÇÃO EM QUE FICARAM OS CARROS DO MAIOR DESASTRE FERROVIÁRIO DO NORDESTE - OCORRIDO EM PIQUET CARNEIRO POR VOLTA DAS 8 HORAS E 30 MINUTOS DE UMA SEGUNDA-FEIRA, DIA 17 DE DEZEMBRO DE 1951.

FOTOS - ARQUIVOS DO OSMAR FILHO


DESASTRE DE TREM - ACONTECIDO EM 1981 (HÁ 30 ANOS) - O BOEIRO NAO SUPORTOU A PRESSÃO D´ÁGUA E ROMPEU-SE À HORA EM QUE O TREM IA TRAFEGANDO
LOCAL: SÍTIO RECANTO - PIQUET CARNEIRO

Tecnologia do Blogger.

Followers

Sample Widget