LANÇAMENTO DE LIVRO SOBRE OS 60 ANOS DO DESASTRE DE TREM (O MAIOR DO CEARÁ) OCORRIDO EM PIQUET CARNEIRO NA MANHÃ DO DIA 17 DE DEZEMBRO DE 1951

"MORTE NO QUILÔMETRO 322é o título que identifica meu mais recente trabalho  ( o 7º na ordem! )  relacionado à  pesquisa histórica de nosso município,  Piquet Carneiro.
Trata-se de um documentário, por mim organizado, a partir de constantes pesquisas  que pude efetuar,  nos principais jornais da época, acerca do maior acidente com trem de passageiro da História da extinta Rede de Viação Cearense, acontecido exatamente no quilômetro 322 da RVC, bem próximo da estação de Piquet Carneiro.
Após um texto introdutório, ponho à disposição dos leitores (professores, estudantes, historiadores, pesquisadores etc) um cabedal de informações "garimpadas"  nos periódicos mais consagrados da época, como O POVO, O NORDESTE, DIÁRIO DO POVO, O UNITÁRIO - E  ATÉ MESMO  DO DISTANTE JORNAL DO BRASIL - editado no Rio de Janeiro.
No final do livro, exponho a MEMÓRIA ICONOGRÁFICA do acidente, a partir de fotos que conservo em meus arquivos.
A publicação da obra está prevista para ocorrer no Dia Municipal do Estudante Universitário   (18 de dezembro)   com o total apoio do Governo do Município, mediante as secrearias da Educação e da  Cultura (SEJUC).

EXPEDIENTE:
MORTE NO QUILÔMETRO 322 (DOCUMENTÁRIO)
AUTOR: OSMAR LUCENA FILHO
CONCEPÇÃO (ARTE)  DE CAPA: DIEGO VIEIRA BARBOSA
AGRADECIMENTOS ESPECIAIS SEJAM CREDITADOS  À PROFESSORA FRANCISCA GOMES DE MORAIS, PELO APOIO, COLABORAÇÃO E INCENTIVO (INCLUSIVE NA CESSÃO DE ALGUNS JORNAIS)
APOIO CULTURAL: GOVERNO DO MUNICÍPIO / SEDUM E SEJUC



3 comentários:

  1. estou louca para ler o seu livro,pois tenho uma vó que no dia do acidente ela e sua família estavam no trem,ela teve um corte muito profundo e perdeu muito sangue,teve que amputar braço,usaram uma serra,não usaram anestesia, ainda guando criança ela foi humilhada, escravizada e depressada, pela desigualdade ela largou os estudos ainda na terceira serie, hoje em dia ela tem uma familiar maravilhosa que a ama demais e ela fica contando este fato que aconteceu com ela para eu e os outros netos dela...fico feliz em encontrar um cite que fala deste ocorrido pois não achei nenhum outro!!
    anacarolina2008-10@hotmail.com meu hotmail caso queira entrar em contato!!!

  1. Oi, amigo. Como posso comprar o seu livro? Sou de João Pessoa, na Paraíba. Muito grato! Óliver

  1. Boa tarde! Por favor, necessito de uma informação: onde ficava (em que cidade) localizada a estação Engenheiro Veras? Em Piquet Carneiro? Obrigado

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.

Followers

Sample Widget